Desporto, Estilos de Vida e Satisfação com a Vida dos Adolescentes: Um Estudo Realizado em Diferentes Contextos com Alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico

Por: António Fonseca, Cláudia Dias, Nuno Corte Real e Tiago Paupério.

XVI Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

Os programas de promoção da saúde para adolescentes são, de uma forma geral, genéricos e transversais. Assim, partindo da importância dos comportamentos e da satisfação com a vida na saúde dos adolescentes e considerando a multiplicidade de contextos sociais e interpessoais em que estes se movem, o que origina uma grande diversidade de condutas que representam fatores de risco ou de proteção da saúde, objetivámos analisar os níveis de prática desportiva, consumo de tabaco e álcool e de satisfação com a vida em alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico, em diferentes contextos de vida, nomeadamente, tipologia de escola frequentada e meio de residência. Para tal, utilizámos o “Inventário de comportamentos relacionados com a saúde dos adolescentes” (Corte-Real, Balaguer & Fonseca, 2004) e a versão portuguesa da “Satisfaction With Life Scale – SWLS” (Alves, 2008, Figueiras et. al., 2010, Fonseca, 1995). Registámos baixos níveis de prática desportivar, significativos consumos de tabaco e de álcool e níveis generosos de satisfação com a vida, diferindo, em alguns casos de forma significativa, em função do sexo, idade e contexto de vida. Concluímos existir um “longo caminho” a percorrer na promoção de “estilos de vida” mais saudáveis nos jovens portugueses, nomeadamente, no incremento da prática desportiva regular e no melhor aproveitamento do potencial desta prática na promoção de outros comportamentos de proteção da saúde, assim como a redução dos consumos de tabaco e de álcool, através do reforço de programas de promoção da saúde dirigidos para este público-alvo adequados e adaptados às diferentes realidades/ contextos.

Endereço: http://www.fade.up.pt/rpcd/entradaPT.html

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.