Desporto, da Excelência à Virtude: Um Caminho de Vida Para Crianças, Jovens e Adultos.

Por: Alberto de Oliveira Monteiro.

2007 00/00/0000

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Resumo

O objetivo desse estudo foi investigar se as crianças e jovens desportistas, tendo como referência os atletas adultos (futebol), são apoiados pelos princípios e valores da aretê (excelência e virtude) no decurso das suas vidas desportivas e particulares. Para desenvolver essa pesquisa, realizamos uma discussão acerca dos conceitos, das configurações, dos significados e dos sentidos da aretê através dos tempos, tendo por base o Desporto (futebol) discutido a partir das contribuições retiradas das Ciências Humanas: axiologia, antropologia, pedagogia, educação e cultura. A metodologia dessa investigação, de caráter qualitativo, utilizou como instrumento para a coleta de informações entrevistas (individuais) do tipo semiestruturadas. Para a interpretação do material empírico, combinamos duas técnicas: a análise de conteúdo e a hermenêutica, de tipo filosófico. Desse modo, procuramos aprofundar, dinamizar e comparar os discursos das crianças e dos jovens com os dos adultos, tendo como elemento integrador desse diálogo a literatura. O estudo foi realizado com atletas das categorias de base do Sporting Clube de Braga, em Braga, Portugal, e com atletas adultos de alta competição e de nível internacional. Ao darmos oportunidade de manifestação aos jogadores de futebol (crianças, jovens e adultos) atentamos para o surgimento, no contexto desportivo e com extensão à vida particular, dos vestígios e da exposição dos princípios e valores decorrentes da tradicional aretê grega. Os resultados apontam para a necessidade da educação recuperar os valores da aretê, revelados pelo desporto (rendimento, superação, transcendência e outras aretai), a fim de possibilitar (a todos) uma jornada – desportiva e de vida – de autoaperfeiçoamento, de auto-conhecimento e do conhecimento do bem. Concluímos que há afinidade entre os princípios e valores da aretê (excelência e virtude) e os discursos das crianças, dos jovens e dos adultos, o que se deve, em grande parte, ao processo (sistemático e/ou assistemático) da prática desportiva. Outrossim, quando comparamos os relatos dos atletas das categorias de base com os dos atletas da alta competição, notamos a existência de convergência entre eles.

Endereço: http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/11319

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