Resumo

Face à relação existente entre o desenvolvimento político e social de um país, com o impacto de grandes adventos esportivos internacionais, torna-se necessário reconhecer a importância da capacidade para a gestão dos recursos econômicos e simbólicos oriundos do esporte, assim como com a preocupação de retorno que é dado para as empresas que se associam a este movimento. Na tentativa desta compreensão, busca-se através do marketing esportivo uma alternativa diferenciada para as empresas, mas também para o esporte, que tem no marketing um importante meio de potencializar sua arrecadação. Marketing é uma palavra em inglês derivada de Market que significa mercado, sendo utilizado para expressar a ação voltada para mercado. Assim, entende- se que a empresa que pratica o marketing tem o mercado como razão e o foco de sua ação. O surgimento do marketing esportivo aconteceu na década de 60, nos Estados Unidos, associado aos meios de comunicação, especialmente a televisão. Este mercado envolve bilhões de reais em investimentos, entre mídia televisiva, patrocínio de times, atletas e promoções. No caso específico desta pesquisa, trataremos das oportunidades de negócios através do Esporte Paraolímpico, que é caracterizado como um objeto que herda características do esporte olímpico, principalmente da sua manifestação moderna, e se apresenta como um fenômeno em processo de expansão.