Resumo

Objectivos:
Este estudo teve como objectivo analisar as infra-estruturas desportivas para as modalidades de salão na Província de Inhambane.

Métodos e Resultados:
O estudo foi realizado na Cidade de Inhambane, Distritos de Massinga e Homoíne, Província de Inhambane, envolvendo 400 pessoas, das quais 379 utentes, 14 gestores desportivos e 7 proprietários. Para recolha de dados foi utilizado a técnica de observação e inquérito. Usou-se como instrumento de recolha de dados um guião de observação onde alistou-se as infra-estruturas desportivas e um questionário estruturado no qual procurou se saber quais os utilizadores das instalações, quando foi construida e reabilitada a instalação, entre outras questões. Dos resultados obtidos constatamos que o pavilhão coberto da Escola Secundária de Muelé de Inhambane e do Instituto de Formação de Professores de Homoíne, por se encontrarem em melhor e bom estado de conservação e manutenção, possuem uma maior taxa de ocupação nas realizações das actividades desportivas, tendo se registado diariamente uma média de 115 e 75 utentes respectivamente. Cerca de 95% das instalações desportivas (campos polivalentes dos distritos de Massinga, Homoíne e Cidade de Inhambane) que correspondem a dez (10) campos em estudo na Província de Inhambane estão em mau estado de conservação, dos quais dois (2) são cobertos e os restantes oito (8) são descobertos.

Conclusões:
As instalações desportivas de ensino escolar e clubes da Província de Inhambane não possuem uma política de manutenção o que demonstra o mau estado de conservação e levam à pouca disponibilizadade de campos em boas condições. Os utilizadores das instalações desportivas são caracterizados por um maior número de homens que mulheres, mais jovens que pessoas idosas. O tipo e a natureza da sua infraestrutura determinam, igualmente a sua utilização.