Resumo

A reestmturação do currículo de graduação do curso de Educação Física em diversas universidades brasileiras' - muito mais por imposição legal da Resolução 031877 Parecer 215/87 do CFE do que por iniciativa dos profissionais ligados à área2-; trouxe à tona problemas que dentre outros aspectos refletem a ausência dc aspectos conceituais fundamentais para definição do perfil do profissional que se quer formar, devido também a indc,Finição do mercado de trabalho correspondente a Educação Física, assim corno os referenciais que estão servindo de suporte para discutir este mercado de trabalho entre futuros profissionais. 
No geral, o que temos presenciado são discussões que tratam o professor de Educação Física como sendo 'ipau pra toda obra". Ou seja, se o mercado de Lrabalho é amplo, a formação profissional também deve ser, no sentido de cobrir a demanda. A meu ver, esta é uma visão simplista que é ulilizada para camuflar uma discussão rigorosa acerca do mercado de trabalho, 
Discutir mercado de trabalho implica, sobretudo, analisar concepções de MERCADO e TRABALHO, Para tanto, utilizaremos o pensamento marxista3, por acreditar que o mesmo consegue "ir à raiz do problema" desmistificando o que vem sendo veiculado nos meios acadêmicos, Entretanto, devido a rede que vai se construindo a partir do referendai marxista, nos limitaremos no MERCADO desembocando na MERCADORIA, e TRABALHO desembocando na DIVISÃO DE TRABALHO, 

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