Determinação dos índices Anaeróbios Alático e Lático em Esforços Repetidos de Alta Intensidade Utilizando Ergômetro Específico de Tênis de Mesa

Por: Willian Gabriel Felício da Silva.

2015 15/07/2015

Send to Kindle


Resumo

O tênis de mesa é uma modalidade esportiva com pouco estudo investigativo de caráter científico, principalmente no que diz respeito a protocolos de treinamentos e avaliações, evidenciando desta maneira a necessidade da busca de testes confiáveis para mesatenistas com o intuito de monitorar os treinamentos tornando-os mais adequados a realidade do jogo. Assim os objetivos desse estudo foram o de verificar a reprodutibilidade dos índices anaeróbios determinados em ergômetro específico de tênis de mesa, a correlação dos índices anaeróbios com a velocidade da bola e o número de acertos área alvo demarcada na mesa e a precisão dos golpes de forehand durante a determinação dos índices anaeróbios. Participaram do estudo treze atletas pertencentes à categoria juvenil e adulto qualificados para disputarem torneios de nível nacional filiados à Confederação Brasileira de tênis de mesa. Os atletas foram submetidos a dois testes de velocidade de vai e vem (5 repetições de 10 seguidos de 60s e 30s esforço máximo) simulando golpes de Forehand (Fh) para calibrar frequência de disparo nos testes específicos. O teste para determinação do índice anaeróbio alático (IAA) consistiu em 5 repetições de 10s de golpes de Fh seguidos de 60s de recuperação e o índice anaeróbio lático (IAL) foi realizado em um esforço máximo de 30s de golpes de Fh. Foi aferida a frequência cardíaca e mensurada resposta da lactacidemia após, 3, 5, 7, 10 minutos. Os índices anaeróbios aláticos e láticos para o teste e reteste foram (2,35 e 2,46 mM.s/bolas; 6,42 e 6,22 mM.bolas/s, respectivamente). Análise do teste t student não mostraram diferença entre teste e reteste (p>0.05), apresentando coeficiente de variação de índices anaeróbios considerados aceitáveis. Além disso, análises de correlação intraclasse (0,72 e 0,66), e Bland Altman foram realizadas e apresentaram valores de correlação e concordância, exibindo apenas um (outliers) no IAA. As correlações dos índices anaeróbios com acertos na área alvo e velocidade da bola não apresentaram correlação significativas. A precisão não apresentou diferença significativa nos testes anaeróbios aláticos, porém diferenças significativas foram observadas nos testes anaeróbios láticos na área alvo em relação área livre, indicando assim, que os acertos e velocidade são mais dependentes de elementos técnicos da modalidade do que parâmetros fisiológicos. Podemos concluir que os índices anaeróbios mostraram ser possível e reprodutível, apresentando uma alternativa interessante para aplicação em mesatenistas, os acertos na área alvo e velocidade da bola nos golpes de nesse primeiro momento estão mais associados a elementos técnicos do que ao desgaste físico e a precisão parece ser dependente da habilidade técnica. 

Endereço: http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=000956282&opt=1

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.