Determinação da Potência Crítica e da Capacidade de Trabalho Anaeróbio em Ergômetro de Braço Por Meio de Duas Equações Lineares em Atletas de Canoagem

Por: , , , Eduardo Bodnariuc Fontes, Fábio Yuzo Nakamura, Juliana Melo Altimari, Leandro Ricardo Altimari e Mara Patrícia Traína Chacon-Mikahil.

Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano - v.9 - n.2 - 2007

Send to Kindle


Resumo

O objetivo do presente estudo foi verifi car a infl uência de dois modelos lineares na determinação da potência crítica (PC) e da capacidade de trabalho anaeróbio (CTAn), em ergômetro de braço, em atletas de canoagem. Para tanto, oito canoístas do sexo masculino (17,1 ± 1,1 anos; 63,3 ± 6,5 kg; 173,4 ± 4,3 cm), participaram voluntariamente desta investigação. A PC e a CTAn foram obtidas por meio de duas equações lineares: potência-1/tempo e trabalho-tempo, utilizando três potências (Wlim) e seus respectivos tempos até a exaustão (tlim). Os atletas foram submetidos a seis sessões de testes em ergômetro de braço a 70 rpm até a exaustão voluntária, com intervalo de 24 horas entre cada sessão, a duas intensidades diferentes a cada dia, com intervalo mínimo de 90 minutos. Para o tratamento estatístico utilizou-se a estatística descritiva, teste t de Student e correlação linear de Pearson (P < 0,05). A PC da equação potência-1/tempo foi significativamente maior que da equação trabalho-tempo (144,6 ± 17,3 W vs 141,9 ± 16,5 W, respectivamente; P < 0,05), enquanto que a CTAn foi signifi cativamente maior no modelo trabalho-tempo em relação ao modelo potência-1/tempo (12,8 ± 2,9 kJ vs 13,9 ± 3,2 kJ; respectivamente, P < 0,05). A correlação obtida para PC e CTAn entre os modelos potência- 1/tempo e trabalho-tempo foram r=0,98 e r=0,92, respectivamente (P < 0,05). Apesar da alta correlação encontrada entre os modelos para os valores de PC e CTAn os resultados sugerem que a adoção de diferentes modelos parece interferir no cálculo da PC e CTAn em exercício realizado no ergômetro de braço.

Endereço: https://periodicos.ufsc.br/index.php/rbcdh/article/view/4052

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.