Determinação da Transição Metabólica Através do Teste do Lactato Mínimo En Ratos Desnutridos Durante Exercício de Natação

Por: .

Revista da Educação Física - UEM - v.18 - n.1 - 2007

Send to Kindle


Resumo

O presente estudo foi delineado para determinar a transição metabólica (TM) durante o teste do lactato mínimo de natação (TLM) em animais sedentários submetidos a desnutrição protéica. Ratos Wistar jovens foram separados em dois grupos: controle caseína 17% (C) (30 aos 150 dias de idade); e desnutrido caseína 6% (D) (30 aos 150 dias de idade). Foram avaliados: a) bioquímica sangüínea: concentrações de AGL, albumina e proteínas totais; b) fígado: concentrações de lipídios e c) peso e comprimento corporais. Para determinação da TM, utilizou-se o TLM adaptado às condições do rato. Foi utilizado teste t de student para amostras independentes para indicar diferenças estatísticas entre os grupos (P < 0,05). Os animais do grupo D mostraram hipoalbuminemia, hipoproteinemia e baixo peso corporal, que são sinais de desnutrição. Os ratos desnutridos apresentaram concentração de lactato sangüíneo equivalente a TM inferior à apresentada pelos animais-controle em uma mesma carga de exercício.

Endereço: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/3313/2384

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.