Determinação de Uma Intensidade de Esforço Para Treinamento de Natação de Longa Duração

Por: Claudia R. Cavaglieri, Idico Luiz Pellegrinotti, Marcelo de Castro Cesar, Marta C. S. A. Rochelli e Sérgio L. A. Rochelli.

Revista Brasileira de Ciências do Esporte - v.24 - n.1 - 2002

Send to Kindle


Resumo

O objetivo deste trabalho foi determinar uma carga de treinamento para natação de longa duração de forma objetiva e reprodutível. Foram avaliados 23 nadadores, 9 do sexo masculino e 14 do sexo feminino. O limiar anaeróbio (concentração de lactato de 4 mmol/l) foi determinado por regressão linear, em piscina de 25 metros. Em quatro dias diferentes, o atleta nadava durante um período de 2 horas e 30 minutos em intensidade de 85% do limiar anaeróbio, sendo coletadas amostras de lactato antes do teste, logo após, 15 e 30 minutos após o treinamento. Nos quatro testes de longa duração, o grupo de atletas do sexo masculino
apresentou valores compreendidos entre 1,23 e 1,68 mmol/l e o grupo feminino entre 1,16 e 1,79 mmol/l. As dosagens do lactato demonstraram que nos quatro treinamentos o
esforço realizado não ultrapassou o limiar aeróbio, sugerindo que o treinamento de natação a 85% do limiar anaeróbio corresponde a uma intensidade de exercício que pode ser mantida por duração acima de duas horas sem apresentar acúmulo de lactato, sendo uma atividade predominantemente aeróbia.

Endereço: http://rbceonline.org.br/revista/index.php/RBCE/article/view/345

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.