Determinações e Relações dos Parâmetros Anaeróbios do Rast, do Limiar Anaeróbio e da Resposta Lactacidemica Obtida no Início, no Intervalo e Ao Final de Uma Partida Oficial de Handebol

Por: Adelino Sanchez Ramos da Silva, Alex Zelanti Roseguini e Claudio Alexandre Gobatto.

Revista Brasileira de Medicina do Esporte - v.14 - n.1 - 2008

Send to Kindle


Resumo

O principal objetivo do presente estudo foi determinar os parâmetros anaeróbios obtidos através do RAST (Running-based Anaerobic Sprint Test) e o limiar anaeróbio de 12 atletas filiados a Federação Paulista de Handebol. Além disso, também procuramos verificar as correlações entre as variáveis do RAST, o limiar anaeróbio e a resposta lactacidemica obtida no início, no intervalo e ao final de uma partida oficial de handebol. As avaliações foram conduzidas em 2 dias. No primeiro dia, os atletas foram submetidos ao RAST e em seguida foi determinado o limiar anaeróbio de cada atleta através de um protocolo adaptado ao de Tegtbur et al. (1993). No segundo dia, durante a disputa de uma partida oficial de handebol, foram coletadas amostras de sangue para determinação das concentrações de lactato no início, no intervalo e ao final do jogo. Foi utilizado o teste Anova para dados repetidos, seguido pelo post hoc de Newman-Keuls quando necessário, com o intuito de comparar as concentrações de lactato obtidas ao longo da partida de handebol e a correspondente ao limiar anaeróbio. A análise de correlação de Pearson foi utilizada para verificar as relações entre os parâmetros anaeróbios, o limiar anaeróbio e as concentrações de lactato obtidas durante uma partida oficial de handebol. Para todos os casos o nível de significância foi pré-fixado em 5%. Não foram verificadas correlações dos parâmetros anaeróbios do RAST e do limiar anaeróbio com as respostas lactacidemicas durante a partida de handebol. De acordo com os resultados obtidos no presente estudo, podemos concluir que embora o protocolo proposto para a avaliação do limiar anaeróbio também forneça parâmetros anaeróbios e se aproxime das situações reais do jogo de handebol, não foram encontradas correlações significativas entre as variáveis determinadas na avaliação com as concentrações de lactato obtidas durante a partida oficial de handebol.

Endereço: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-86922008000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.