Resumo

No ambiente esportivo experiências de sucesso ou de fracasso são frequentemente vivenciadas por diferentes indivíduos nos mais variados ambientes. Tentar explicar como um indivíduo lida com a vitória ou a derrota em termos comportamentais, vai depender de uma série de fatores, incluindo história do atleta, situação em que ele se encontra (ambiente), aptidão (capacidade de desempenho) e maturidade esportiva (experiência). O objetivo geral da tese foi sistematizar um modelo teórico sobre os determinantes do vencer e perder no judô, para tal buscou-se verificar (através de análise documental), se resultados de lutas anteriores são determinantes para a manutenção de vitórias e/ou derrotas subsequentes; em sequência o estudo analisou o judô a partir de uma situação de competição buscando descrever em tempo real, possíveis interações quantitativas e qualitativas da luta. De acordo com o delineamento deste estudo, evidenciou-se que a aptidão (capacidade de desempenho relacionada a luta), aliada à maturidade esportiva do atleta (experiência na modalidade) foram os fatores que mais potencializaram o processo de ganhar ou perder. Tal afirmação se sustenta baseada nos resultados dos artigos publicados a partir da construção da tese, ou seja, esportes determinam e condicionam características morfofuncionais que estão relacionadas com demandas do ambiente esportivo; experiências anteriores dos atletas (vitória ou derrota) podem determinar resultados subsequentes mesmo que em um pequeno espaço de tempo; o tempo de treinamento e os fatores morfofuncionais são fortes determinantes para o resultado das lutas. Tais dados corroboram e sinalizam, que a treinabilidade parece ser um dos fatores que diferencia vencedores e perdedores nos resultados obtidos neste estudo.

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