Resumo

Objetivos:
Por identidade atlética (IA) entende-se o grau de importância, força e exclusividade vinculada ao papel de atleta e que é mantida pelo próprio e influenciada pelo contexto (Cieslak, 2004; Cieslak, Fink & Pastore, 2005).Analisando a definição de IA, sugere que na sua formação estão por base fatores inerentes ao atleta e fatores próprios do contexto, dessa forma tivemos por objetivo perceber quais os fatores que contribuem para a identificação ao papel de atleta.

Métodos e Resultados:
Recorremos a 215 atletas (102 femininos; 113 masculinos) de diferentes modalidades (futsal, basquetebol, hóquei, rugby, futebol, voleibol e ginástica), de diferentes níveis competitivos (143 competição; 72 alta-competição) com média de idade de 20.1 anos (DP=5.7). Utilizámos como medidas o AIMS-plus (Cieslak, 2004) adaptado para a população portuguesa por Cabrita, Rosado & Sousa(2011); uma versão reduzida do NEO-P-RI (Bertoquini & Pais-Ribeiro, 2005);a escala de alcance da identidade do EOMEIS-64e um questionário de recolha de dados sociodemográficos. Da análise de regressão linear realizada obtivemos um modelo geral de regressão significativo (R2ajustado=.17, p=.000), emergindo como variáveis independentes preditoras da IA, a extroversão (βstandadizado=.28, p=.00) e o nível competitivo (βstandadizado=.21, p=.001).

Conclusão :
A identificação com o papel de atleta parece ser determinada por variáveis inerentes ao contexto de prática, relacionadas com a maior envolvência e exigência e com o traço de personalidade ligado à sociabilidade, a extroversão.