Determinantes Individuais e do Contexto Escolar na Atividade Física de Crianças: Um Estudo Multinível

Por: Flávio Fernando Demarco, Kelly Cordeira, Marcos Britto Correa, Margarete Oleiro Marques, e .

Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - v.18 - n.5 - 2013

Send to Kindle


Resumo

Este estudo objetivou avaliar a associação entre variáveis individuais e do contexto escolar com os níveis de atividade física em escolares de 8 a 12 anos de idade. Uma amostra de crianças de 20 escolas públicas e privadas (n=1210) foi selecionada. Os níveis de atividade física total e no lazer e o trans- porte ativo para a escola foram mensurados por meio de um instrumento validado. Crianças foram con- sideradas inativas quando realizavam <300min/semana de atividade física. O ambiente social e físico escolar foi avaliado através de questionário. As prevalências de Inatividade Física (IF), IF no lazer e transporte ativo foram de 69,2%, 75,8% e 70,5%, respectivamente. Modelos de análise multinível mostraram que a IF total esteve associada ao sexo feminino e negativamente associada com o aumento da idade e a maior escolaridade materna. As meninas também foram mais inativas no lazer. Das variáveis contextuais, o aumento da razão Professor de Educação Física/aluno foi associado a menores níveis de IF total e de lazer. O transporte ativo à escola esteve negativamente associado com a maior renda e aumentou com o aumento da idade e em alunos de escolas públicas. Com base nos resultados, estratégias focadas no aumento dos níveis de atividade física entre as crianças devem ser implementadas imediatamente. Ainda, nossos achados sugerem que tanto variáveis individuais como contextuais estão associadas com os níveis de inatividade física, variando entre seus domínios.

Endereço: http://www.sbafs.org.br/revista/artigos.php?id_revista=75

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.