Diagnóstico do Crescimento e Estado Nutricional de Pré- Escolares da Rede Municipal de Ensino de São José-sc

Por: Alzira Pereira, Edú Moreira, Paulo Faturi e .

VII Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa

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Resumo

Estudos do desenvolvimento infantil enfatizam a importância do diagnóstico do crescimento e estado nutricional. O objetivo deste estudo foi diagnosticar o crescimento físico e estado nutricional dos pré-escolares da rede municipal de ensino de São José-SC(21 escolas).A amostra foi escolhida através da técnica dos conglomerados, em que foram selecionadas 300 crianças(168 masculino,132 feminino.) .Asvariáveisdo estudo foram:(a)crescimentofísico, avaliado conforme a adequação estatura/idade e peso/idade, com os seguintes intervalos percentílicos=s3,3±10,10±20I20.L50,50_L80,80.L90,90±97,>97; e (b)estado nutricional avaliado pelo critério de a Waterlow(1976).tendo como padrão de referência o NCHS.Os dados foram submetidosao programade avaliação para estado nutricional em pediatria(PED,1994).Como resultados para crescimentofísico obteve-se que: (1 )navariável peso/idade, 51.06%dos sujeitos(50,6% masculino.e 51.52% feminino.) apresentaram valores superiores ao percentil 50 do padrão de referência;(2)na variável estatura/ idade.45,33% dos sujeitos encontraram-se acima do percentil 50.Como resultado do estado nutricional obteve-se que:(1)no grupo dos meninos foram classificados 61.90% como eutróficos,20.29.% como desnutridos, e 17.81% comode peso elevado para a estatura; e (2)entre as meninas a classificação foi 60.61 % eutróficasf21.97% de desnutridas, e 17,42% de peso elevado para estatura. Considerando que a maioria das crianças (61,33%) foram classificadas como eutróficas, e que a dispersão para desnutrição e obesidade acompanha a curva normal, pode-se concluir que os pré-escolares de São José podem ser considerados como uma população normal quanto ao crescimento e estado nutricional, com um bom índice de discriminação entre casos extremos de desnutrição e obesidade. Isso pode estar associado com a diversidade de fatores sócio-econômicos que caracterizam os contextos vivenciados pelas crianças deste estudo.

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