Diagnóstico das Políticas Públicas de Esporte e Lazer nas Gestões 2009-2016 no Município de Santa Maria

Por: , Natalia de Borba Nunes e Vivianne Costa Koltermann.

XX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VII CONICE - CONBRACE

Send to Kindle


Resumo

O município de Santa Maria surge como um dos municípios da região central que apresenta uma secretaria específica responsável pelo desenvolvimento de políticas públicas de esporte e lazer desde 2002. De lá para cá foram 4 gestões que propuseram e avaliaram as políticas públicas. O problema central deste estudo consiste em responder a seguinte questão: Quais as características das Políticas Públicas de Esporte e Lazer nas gestões 2009-2016 no Município de Santa Maria, RS, Brasil? Neste estudo, analisaremos as propostas, processo de implementação e resultados das políticas de esporte e lazer no município de Santa Maria, no período de 2009 – 2016. 
Assim, a pesquisa tem como objetivo geral diagnosticar e analisar, com base na literatura da área, as Políticas Públicas de Esporte e Lazer nas gestões 2009-2016 no Município de Santa Maria, RS, Brasil. Como resultados, percebemos que a participação dos mesmos dentro da SMEL era apenas o vínculo empregatício, pois não havia a discussão das Políticas Públicas de Esporte e Lazer entre os gestores e seus estagiários e professores. Ou seja, não havia uma relação conjunta de planejamento e de políticas. Outro ponto importante que podemos relacionar é que não havia encontros de formação e/ou até mesmo reuniões para que os professores e estagiários pudessem discutir sobre sua formação, seus métodos de trabalho, sobre a Política Pública em si.
Assim, conclui-se que devemos ter essa relação entre o profissional da educação física e o gestor para que a política seja feita de forma correta, pois, assim, evidenciamos todas as práticas e formas de implementação das propostas, para, assim, concretizá-las como política pública.

Endereço: http://congressos.cbce.org.br/

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.