Diagnóstico dos Centros de Treinamento de Alto Rendimento do Brasil Cujas Modalidades Atendidas Têm Expectativa de Conquista de Medalhas nos Jogos Olímpicos de 2016

Por: Mariana Antonelli.

157 páginas. 2016 22/03/2016

Send to Kindle


Resumo

A partir do entendimento que o sucesso esportivo de um país está relacionado, dentre outros fatores, à infraestrutura esportiva, tem-se a necessidade de investigar os Centros de Treinamento de Esporte do Brasil a fim de obter um diagnóstico das instalações e verificar se, de fato, elas podem ser classificadas e reconhecidas como Centros de Alto Rendimento Esportivo em âmbito internacional, já que no Brasil não há um documento com informações sobre padrões mínimos necessários. Para delimitação das instalações a serem investigadas, a proposta foi conhecer os Centros com obras concluídas cujas modalidades apresentam expectativa de conquistar medalhas olímpicas em 2016, segundo o que sugeriu o Ministério do Esporte em 2012 ao elaborar o Plano Brasil Medalhas, o qual se encarregou de contemplar tais modalidades por meio de incentivos adicionais no esporte. Foram visitados nove Centros de Treinamento que contemplam as seguintes modalidades: voleibol, voleibol de praia, judô, boxe, natação, ginástica artística, atletismo, handebol, boxe e canoagem. A metodologia contemplou: pesquisa bibliográfica e documental, entrevistas semiestruturadas, questionários, fotos, filmagens e diários de campo. Em cada um dos Centros foi feita entrevista semiestruturada com o gestor, a fim de traçar o perfil e investigar suas considerações acerca do Centro no qual trabalhava. Houve categorização dos dados para análise de conteúdo. Em suma, a expectativa em torno do projeto foi obter informações que permitissem verificar se há Centros de Treinamento do Esporte de Alto Rendimento do Brasil que atendem a parâmetros necessários estabelecidos para esse tipo de estrutura, por meio de investigações acerca de três categorias: infraestrutura física e equipamentos, da estrutura organizacional e dos recursos humanos, considerando os investimentos que vêm sendo feitos e buscando conhecer o perfil dos profissionais e atletas que frequentam tais ambientes. Como resultado, constatou-se que um dos Centros visitados se aproximou de padrões internacionais de excelência, destacando-se não só pela infraestrutura física como pela abordagem multidisciplinar de treinamento de maneira coesa. O estudo permitiu dar indicativos de um modelo de Centro de Treinamento de Excelência voltado ao alto rendimento para o Brasil e fazer apontamentos do que falta nos Centros visitados para se aproximar deste modelo proposto. Permitiu concluir que falta políticas esportivas nacionais que contemplem as instalações esportivas voltadas ao treinamento e desenvolvimento do esporte de alto rendimento. 

Endereço: http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=000971541&opt=1

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.