Resumo

Este trabalho teve como propósito apresentar uma reflexão sobre o movimento da Ginástica Geral no Brasil, levantando concepções, aspectos metodológicos, aplicabilidade e abrangência. Os dados levantados por meio de uma pesquisa documental tiveram como referência a análise sistemática dos principais Eventos de GG no Brasil, traçando um diagnóstico da sua disseminação e evolução tanto pela participação e contribuição nacional como internacional. A partir da identificação de diferentes produções da GG nos seus Eventos mais significativos, da sua aplicação e abrangência, por meio de uma leitura aprofundada dos textos registrados nos Anais, separamos Unidades Temáticas, as quais posteriormente, foram agrupadas em Categorias, de acordo com os temas tratados. À luz da teoria da GG como Ginástica Pedagógica percebemos que semelhante ao passado, em que muitas circunstâncias históricas marcaram o aparecimento e consolidação da Ginástica como esporte, atualmente a GG luta para que uma visão mais pedagógica emirja. Acreditamos nas dimensões esportivas das Ginásticas competitivas no âmbito educacional, porém respeitando as expressões gímnicas como uma realidade educativa para todos, reconhecendo e convivendo pacificamente com o esporte e a ginástica não esportiva, cada qual a sua dimensão. Muitas são as formas de aplicação da GG e os resultados apontam para a necessidade de estudos mais aprofundados sobre o tema GG, afim de que os professores sejam melhores qualificados e se sintam mais seguros para enfrentarem o desafio de romper com o paradigma esportivizado da ginástica escolar em especial. Demonstram, também, que as disciplinas gímnicas nos cursos de formação profissional em Educação Física precisam ser repensadas no que se refere à postura didático-pedagógica de seus professores, afim de usar a GG como um caminho que possa torná-los mais reflexivos e críticos, não apenas meros reprodutores do “conhecimento” prático. As discussões sobre o tema Ginástica Geral precisam ser aprofundadas para que assim sejam separadas as práticas gímnicas dos moldes performáticos do esporte que só reafirmam a sólida presença do esporte como fundamento educacional e de formação vigente ainda na Educação Física brasileira. Como diagnóstico altamente positivo dos principais Eventos de GG no Brasil, afirmamos que a Ginástica tem sido perspectivada de uma forma pedagógica fundamentada por muitas produções do conhecimento que são produtos desses eventos. São estes acontecimentos que tem alicerçado concepções, conteúdos, aspectos metodológicos e a abrangência na aplicabilidade da GG no Brasil.

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