Diagnóstico da Situação do Idoso em Santa Maria (rs) e Sua Relação com a Formação de Profissionais Pelo Centro de Educação Física e Desporto (cefd) da Ufsm.

Por: José Francisco Silva Dias.

Kinesis - v.5 - n.1 - 1989

Send to Kindle


Resumo

ESTE ESTUDO VISOU DIAGNOSTICAR A SITUAÇÃO DOS IDOSOS NA CIDADE DE SANTA MARIA (RS) E VERIFICAR A NÍVEL DE CURRÍCULO DO CEFD DA UFSM, SE O CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA POSSUI DISCIPLINAS QUE PRE­PAREM OS EGRESSOS, NO SENTIDO DE INSTRUMENTALIZÁ-LOS PARA ATUAREM COM A TERCEIRA IDADE. PARTICIPARAM DO ESTUDO 200 IDOSOS, DOS QUAIS, 40 ERAM ASILADOS, 60 PARTICIPAVAM DE GRUPOS DE CONVIVÊNCIA PARA IDOSOS E 100 ERAM IDOSOS QUE VIVEM COM SUAS FAMÍLIAS MAS NÃO PARTI­CIPAM DE OUTROS GRUPOS. OS INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS FORAM: UM TESTE, PARA DIAGNOSTICAR A SITUAÇÃO DO IDOSO EM SANTA MARIA (RS) E UMA FICHA DO CURRÍCULO DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO CEFD DA UFSM. 0 PRIMEIRO INSTRUMENTO FOI UM QUESTIONÁRIO COM 56 QUESTÕES REFERENTES A 16 ASPECTOS DA VIDA DOS IDOSOS, A SABER: IDENTIFICA­ÇÃO, SAÚDE, FAMÍLIA, ECONÔMICO, ALIMENTAÇÃO, HABILITAÇÃO, TRABALHO, LAZER, RELACIONAMENTO SOCIAL, INSTRUÇÃO, PREVIDÊNCIA SOCIAL, PARTI­CIPAÇÃO POLÍTICA E TRABALHISTA, TRANSMISSÃO CULTURAL, RELACIONAMEN­TO COM OS MAIS JOVENS, RELACIONAMENTO SEXUAL E RELIGIÃO. PARA ANÁL_I_ SE DOS RESULTADOS FOI UTILIZADO A ESTATÍSTICA DESCRITIVA, E, VERI­FICOU-SE QUE A SITUAÇÃO DOS IDOSOS DE SANTA MARIA, (RS) DE UMA MA­NEIRA GERAL, DEIXA MUITO A DESEJAR EM CERTOS ASPECTOS. OS RESULTA­DOS EVIDENCIARAM QUE A SITUAÇÃO ESTÃ CRÍTICA NO QUE SE REFERE A SI­TUAÇÃO ECONÔMICO-FINANCEIRO E 0 NÍVEL DE INSTRUÇÃO DOS IDOSOS QUE FIZERAM PARTE DA INVESTIGAÇÃO, TORNA CADÍ VEZ MAIS DIFÍCIL A POSSI­BILIDADE DO VELHO SER UM ELEMENTO PARTICIPATIVO E FELIZ. QUANTO À ANÁLISE DAS DISCIPLINAS QUE FORMAM O CURRÍCULO DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO CEFD DA UFSM, CONSTATOU-SE NADA EXISTIR DE CONTEÚDOS QUE PROPORCIONEM AO ALUNO DO CURSO, CONHECIMENTOS SOBRE A TERCEIRA IDA­DE, QUE LHE OFEREÇA SUBSÍDIOS PARA O ATENDIMENTO AO IDOSO

Endereço: http://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/kinesis/article/view/8525

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.