Diagnóstico Sobre Políticas Públicas Para o Esporte e Lazer no Estado do Paraná

Por: Luisiana Guimarães e Robson Reis Privado.

IX Congresso Brasileiro de História do Esporte, Lazer e Educação Física CHELEF

Send to Kindle


Resumo

Este trabalho é fruto de um grupo de pesquisa que pretende diagnosticar as políticas públicas para o Esporte e Lazer no estado do Paraná, a partir de projetos desenvolvidos nas prefeituras municipais. Tem como objetivo organizar um arquivo desses projetos, formando um Centro de Memória na Universidade Federal do Paraná. Para isso serão coletadas fontes primárias, através dos projetos para o Esporte e Lazer historicamente desenvolvidos, nos municípios do estado, tendo como período 1990 até 2004. Para fazer a análise do material coletado, utilizaremos o referencial teórico descrito por Spink (1993) citado por Mezzadri (2003). Nesta perspectiva de gestão pública descreve os seguintes modelos de gestão esportiva: o primeiro modelo seria o Tradicional, no qual os principais cargos da secretária de Esporte e Lazer são ocupados por políticos (sem a formação acadêmica apropriada) e tem como principal objetivo a promoção pessoal através do esporte. O modelo Tecnicista é o segundo modelo, no qual quem coordena a criação e execução dos projetos são técnicos (profissionais formados na área), proporcionando um maior incentivo à prática esportiva, porém não recorrendo à sociedade para tomar conhecimento de suas necessidades. O terceiro modelo é o Participativo,
desenvolve os projetos conforme as reais necessidades da comunidade, sendo esta participativa na construção dos projetos. Linhales (2001) apresenta mais um modelo, o marxista, que entende a ação do Estado em programas sociais como uma decorrência do desenvolvimento capitalista, no qual as políticas públicas para o esporte visam garantir a acumulação do capital e regulação dos conflitos sociais. A partir disso relacionaremos este referencial teórico com os materiais coletados para que possamos analisar e interpretar o desenvolvimento de políticas públicas no estado do Paraná.

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.