Diálogo Entre Rua e Lazer: Olhares Para as Obras Festa no Pedaço e a Casa & a Rua – Espaço, Cidadania, Mulher e Morte no Brasil

Por: E.s.a Junior e L.rosa.

XXIX Enarel - Encontro Nacional de Recreação e Lazer

Send to Kindle


.Resumo

A partir das obras Festa no Pedaço: cultura popular e lazer na cidade, de JoséGuilherme Magnani, e a obra intitulada A Casa & a Rua – Espaço, Cidadania, Mulher eMorte no Brasil, de Roberto da Matta, tem-se como objetivo neste artigo investigarcomo estes autores entendem o espaço da rua e como este espaço estaria, em suasrespectivas teorias, relacionado ao lazer. A justificativa que perpassa este trabalho sedeve ao fato do espaço da rua ser ainda pouco compreendido em nossa sociedade,além deste ser um espaço onde muitos indivíduos vivenciam seu momento de lazer,portanto digno de ser estudado. Os procedimentos metodológicos realizados sepautaram primordialmente em uma revisão bibliográfica, que se debruçou sobre temaspertinentes a este estudo, como o lazer e a rua. Já as categorias de pesquisautilizadas para a análise das obras serão: concepção de rua e a concepção de lazerdos autores em suas respectivas obras. Em linhas gerais, percebe-se, em ambos osestudos, a existência de uma compreensão da rua como espaço privilegiado deencontros, a despeito dos conflitos e dilemas vivenciados por este espaço nacontemporaneidade. Nesse sentido, o lazer seria uma manifestação presente nessesespaços em consonância com os valores, crenças, sentidos e anseios compartilhadospelos sujeitos.

Tags: ,

Comentários


:-)





© 1996-2021 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.