Resumo

O escotismo data do século passado, sendo fundado pelo tenente-general do exército inglês Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, quando em 1907 levou vinte e um jovens para acampar na ilha de Brownsea. O escotismo propõe o desenvolvimento do jovem, através de um sistema de valores priorizando a honra, baseado na Promessa e na Lei escoteira. Este trabalho trata-se de um relato de experiência, que teve como objetivo principal analisar sobre as similaridades e as diferenças existentes entre o Escotismo e os Esportes de Aventura. A metodologia empregada baseou-se, principalmente, nos onze (11) anos de vivências de Escotismo e no conhecimento acadêmico, referente aos Esportes de Aventura, que tivemos acesso após ingressar no curso superior de Educação Física. Dentro de um Grupo Escoteiro existem divisões - as seções - e ao analisar como os esportes de aventura estão inseridos, notam-se singularidades em cada uma delas. Percebe-se ao analisar as atividades propostas para os lobinhos (7-11 anos), que os esportes de aventura não estão inseridos no contexto desta seção, pois o principal objetivo desta seção é a formação do caráter do individuo, afinal tratam-se de crianças e sua formação pessoal deve ser priorizada. Já ao analisar as atividades propostas para os escoteiros (11-15 anos), pode-se dizer que os esportes de aventura começam a ganhar forma, afinal, acampamentos tornam-se frequentes, bem como jornadas com orientação por bússola. Entretanto o foco da sessão ainda é a técnica escoteira, ou seja, como arrumar uma mochila, montagem de pioneirias, nós e amarras.

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