Dicas de Aprendizagem Fornecidas Pelo Professor e Formuladas Pelas Crianças no Ensino de Toque e Saque Por Baixo do Voleibol

Por: Natalia Kopp Okazaki.

105 páginas. 2011 15/03/2011

Send to Kindle


Resumo

o voleibol é um jogo esportivo coletivo que ocupa um lugar de destaque na cultura desportiva mundial. No processo de aprendizagem das habilidades motoras, diversos fatores devem ser levados em consideração tais como a metodologia de ensino, a motivação e a estratégias utilizadas.Este estudo teve por objetivo verificar a eficácia do uso de dicas de aprendizagem no processo de ensino-aprendizagem de dois fundamentos técnicos do voleibol, toque e saque por baixo. Participaram da pesquisa 38 meninas na faixa etária de 9 á 10 anos, estudantes de 3 escolas da prefeitura de Curitiba, novatas na modalidade. A amostra foi dividida aleatoriamente em três grupos experimentais: G1 com dicas de aprendizagem fornecidas pelo professor, G2 sem dicas de aprendizagem e G3 com dicas de aprendizagem formuladas pelas próprias crianças. O tratamento da pesquisa foi composto por 10 aulas, de uma hora por dia, sendo destas, sete aulas de toque e três aulas de saque, durante 10 dias corridos. Foram aplicados pré e pós-teste e um teste de retenção uma semana após as aulas, com o objetivo de avaliar a aprendizagem dos fundamentos técnicos toque e saque por baixo e a capacidade de atenção nos três grupos experimentais. Os resultados permitiram verificar que, uma tendência de uma maior aprendizagem dos fundamentos técnicos pelos grupos que receberam dicas de aprendizagem em relação ao grupo controle, porém não foram encontradas diferenças significativas para nenhum dos grupos. Quanto á influência da capacidade de atenção na aprendizagem dos fundamentos, houve homogeneidade intra grupos, e melhora na capacidade de atenção após a intervenção, embora esta variável não tenha interferido na aprendizagem.

Endereço: http://hdl.handle.net/1884/27320

Ver Arquivo (PDF)

Tags: ,

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.