Editora Empresa Editora Rochea e Monteiro Lobaro Co. Editores. Brasil 1916. 300 páginas.

Sobre

P R O L O G O

Fizeste mal, leitor, em folhear este livreto e de contares o número de páginas! Pois, francamente, é defeito de todos nós brasleiros, ao examinarmos uma obra - não vá considerar esta, uma "prima"! -
avalial-a pelo seu volume! Saiba que a matéria que este livro encerra poderia encher um grosso volume de mais de 300 páginas. Como?
Simplesmente pedindo ao typographo que empregasse na sua composição um typo maior... como este e, de imprimil-o num papel mais encorpado, como... o da capa, e. ahi terias um livro volumoso e não havias de chorar os magros tostões que deste por este.

Pouco se me dá que a tua crítica alvar, me seja adversa.

Não sou notabilidade e nem um "clubman" (vide este termo no texto) em futebol e tão pouco pretendo neste preambulo entrar em minucias, que o futebol era assim, quasi ficou "anssim" e agora está "assado". Não senhor! Estas indagações deixo-as a ti, leitor intelligente. (não tome como lisonja) que has de  tirar uma conclusão clara e definitiva de que, o futebol, sua história, os seus resultados physicos e moraes, sua acção sobre a mcidade brasileira e aconselhar aos torcedores antes dos embates puxados, tudo isso é cousa muito trivial e assáz conhecida, como a fama d"El Tigre", do fracasso do selecionado brasileiro nos jogos sul-americanos sem os paulistas e das muitas "briguinhas" entre a L. M. D. T. e a A. P. E. A! Simplesmente direi que neste opúsculo reuni tudo quanto se me afigurou util e interessante, aproveitando a nacionalização dos termos inglezes, (honra que em parte, deves dar á Associação dos Chronistas Espórtivos). Entretanto, pagaste-o com usura, leitor amigo! Mas não importa. Tempo virá (assim que elle crie fama) que o seu preço será elevado á decima potencia.

O Autor.

Acessar