DIESPORTE. Diagnóstico Nacional do Esporte - Caderno I

Por: Ministério do Esporte.

44 páginas. Ministério do Esporte. 2015

Send to Kindle


Sobre a Obra

PREFÁCIO

Este diagnóstico do esporte inaugura, no Brasil, uma nova prática de construção de estatísticas sobre o setor. Pois não será mera observação de um momento, um raio-X. Vai muito além disso.

Construímos, a partir daqui, a cultura de produção de informações dinâmicas, que capta o movimento e desenvolvimento do esporte a partir das políticas implementadas. Isso é inédito no Brasil e na América do Sul.

Esses dados não ficarão desatualizados após a coleta: serão reaplicados e comparados periodicamente para que seus avanços sejam identificados.

Assim, poderemos mensurar a participação do esporte naquilo que se chama de educação integral do ser humano, que é seu desenvolvimento quanto ao conhecimento geral inserido nas ciências, na cultura, no esporte, no meio ambiente e na cidadania.

Para a concretização de tais intenções, a pesquisa propõe-se a realizar investigações em quatro grandes variáveis fundamentais que dão conteúdo e forma ao atual sistema esportivo brasileiro, a saber:

a) O praticante ou não de esporte e atividade física.

b) A infraestrutura esportiva.

c) O financiamento esportivo.

d) A legislação esportiva.

Nesse sentido, o DIESPORTE propõe o uso de metodologias capazes de ser reaplicadas em diferentes períodos e espaços, permitindo captar dados, bem como gerar a possibilidade de se criar futuramente uma plataforma de estatísticas básicas sobre o esporte no Brasil.

Tal proposição inclui naturalmente a geração de uma cultura de estatísticas básicas que possa referenciar as políticas públicas do esporte em âmbito nacional, independente das mudanças de governo e de eventuais lideranças do esporte nacional.

George Hilton dos Santos Cecílio

Ministro de Estado do Esporte

Endereço: http://www.esporte.gov.br/diesporte/

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.