Dieta Lipídica e Sua Relação com os Níveis Séricos Lipídicos/lipoprotéicos em Cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras (aman)

Por: Eduardo Seixas Prado, , Jacqueline Carvalho Peixoto, José Carlos Salgueiro Pinheiro, Leila Maria Lopes da Silva, Lorena Almeida de Melo, Max Luciano Dias Ferrão e Rosemeire Dantas de Almeida.

Revista Brasileira de Ciência & Movimento - v.12 - n.2 - 2004

Send to Kindle


Resumo

O presente estudo verificou o grau de correlação entre os níveis séricos lipídicos/lipoprotéicos (colesterol total - CT, triglicerídio - TG, lipoproteína de muito baixa densidade ligada ao colesterol - VLDL-c, lipoproteína de baixa densidade ligada ao colesterol - LDL-c e a lipoproteína de alta densidade ligada ao colesterol - HDL-c) e a quantidade de lipídios ingeridos na dieta (lipídios totais - LIPT, lipídios insaturados - LIPIN, lipídios saturados - LIPSA e colesterol - C) de cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), que cursam o segundo ano da academia. Participaram do trabalho, cadetes com percentual de gordura superior a 17%, com faixa etária variando entre 20 e 22 anos, em treinamento físico regular. Foram avaliados quanto ao percentual de gordura corporal, consumo de LIPT, LIPIN, LIPSA e C, além dos níveis séricos lipídicos/lipoprotéicos. Utilizou-se o tratamento estatístico descritivo, como também, o teste de correlação de Pearson (r) para determinação das correlações. Houveram correlações significativas entre os níveis obtidos no CT e LIPT (r=0,719, p=0,008<0,01); CT e LIPSA (r=0,697, p=0,012<0,05); e, CT e LIPIN (r=0,596, p=0,041<0,05). Já CT e C (r=0,539, p=0,071>0,05); LDL-c e LIPT (r=0,540, p=0,070>0,05); e, LDLc e LIPSA (r=0,553, p=0,062>0,05), demonstraram correlações médias, porém não significativas. Os dados avaliados indicam principalmente, uma associação entre os níveis de CT sangüíneo e o percentual calórico de LIPT e LIPSA obtidos na dieta, enquanto as outras variáveis, tenderam a se associar, porém não claramente. PALAVRAS-CHAVE: nutrição, lipoproteínas, saúde.

Tags: ,

Comentários


:-)





© 1996-2021 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.