Diferença na Aptidão Física Entre Crianças e Jovens Participantes de Escola de Esportes e Não Participantes de Escola de Esportes

Por: Gustavo Henrique Marques Santana.

2009 00/00/0000

Send to Kindle


Resumo

Atualmente é crescente o número de crianças e jovens que praticam atividades esportivas em escolas de esporte como atividade extracurricular. Dessa maneira é importante entender todos os aspectos que permeiam esse ambiente. Sendo assim, estudar a aptidão física relacionada a saúde é parte integrante desse entendimento, uma vez que essa é, muitas vezes, base para justificativas de participação nessas atividades. O presente estudo comparou a aptidão física relacionada a saúde de 20 crianças entre 9 e 11 anos, das quais 11 fizeram parte do grupo que participa de escola de esportes e 9 fizeram parto do grupo que não participa de escolas de Quadril (RCQ), a flexibilidade através do teste Sentar e Alcançar, a força abdominal através do Teste de Força de Aarpher e a capacidade aeróbica (Vo2pico), através do teste de Shuttle Run de Léger. A única variável que apresentou diferença significativa entre os grupos foi a força abdominal, a qual foi maior no grupo de crianças que participam de escola de esportes. O nível de atividade física realizado pelo grupo controle pode ter influenciado na ausência de diferença significativa entre os grupos nas variáveis estudadas. 
 

Endereço: http://www.eeffto.ufmg.br/biblioteca/

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.