Diferenças Entre o Chute Realizado com o Membro Dominante e Não-dominante no Futsal: Variabilidade, Velocidade Linear das Articulações, Velocidade da Bola e Desempenho

Por: Fábio Augusto Barbieri, , Paulo Roberto Pereira Santiago e .

Revista Brasileira de Ciências do Esporte - v.29 - n.2 - 2008

Send to Kindle


Resumo

O objetivo deste estudo foi examinar a variabilidade do movimento angular das articulações do quadril, joelho e tornozelo durante o chute com o dominante e não-dominante no futsal e também avaliar o desempenho, a velocidade da bola e a velocidade linear destas articulações e do pé durante os chutes. Os participantes realizaram cinco chutes com máxima velocidade com cada membro, que foram filmados por câmeras digitais a 120 Hz, objetivando acertar um alvo de 1 m2 posicionado no centro do gol. As imagens dos chutes foram analisadas no software DVIDEOW e os dados brutos foram suavizados através da função LOESS. Os resultados apresentaram melhor desempenho, maior velocidade da bola e menor variabilidade para o membro dominante; e maior velocidade linear para o lado não-dominante.

Endereço: http://www.rbceonline.org.br/revista/index.php/RBCE/article/view/122

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.