Diferentes Protocolos de Treinamento na Prevenção do Diabetes Mellitus em Ratos

Por: Carla Ribeiro.

2012 23/04/2012

Send to Kindle


Resumo

O objetivo geral deste estudo foi avaliar o impacto de diferentes protocolos de treinamento físico sobre a evolução do quadro diabético em ratos submetidos à aplicação neonatal com aloxana. Ao longo do projeto de doutorado, foram realizadas às coletas de dados referentes à aplicação neonatal de aloxana e aplicação dos protocolos de treinamento contínuo, intermitente e de força de natação, em três séries de experimentos resultando quatro estudos. O primeiro estudo teve como objetivo comparar os efeitos do treinamento intermitente e do treinamento contínuo de natação no metabolismo muscular da glicose dos animais. Os resultados encontrados demonstraram eficácia da administração neonatal de aloxana, observando-se intolerância à glicose e menor sensibilidade à insulina nos animais aloxânicos aos 28 dias. Aos 120 dias, os animais aloxânicos submetidos ao treinamento intermitente mostraram maior área sob a curva glicêmica no GTTo que os respectivos controles. Em relação à captação de glicose pelo músculo sóleo isolado, os animais treinados pelo protocolo intermitente apresentaram maiores valores. A concentração de glicogênio do músculo gastrocnêmio foi aumentada pelo treinamento intermitente somente nos animais controles. Assim, conclui-se que o protocolo de exercício intermitente mostrouse mais eficaz que o contínuo para a melhora da captação de glicose pelo músculo esquelético. O segundo estudo visou analisar os efeitos do treinamento intermitente bem como do treinamento continuo no metabolismo protéico muscular. Foi verificado que, aos 28 dias, os animais aloxânicos apresentaram glicemia após sobrecarga de glicose maior do que os controles, mas não foram apresentadas diferenças na insulinemia.

Endereço: http://www.athena.biblioteca.unesp.br/F/SNFGUJGCCEK156XM7Q6HL4YJVSJ5TDNXRJ5HCRFPP736JUSY4C-20899?func=full-set-set&set_number=015887&set_entry=000047&format=999

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.