Resumo

A gestão de aula caracteriza-se como a capacidade de manter um ambiente favorável às aprendizagens. Envolve competências de comunicação, organização, regras  e atitudes. A literatura aponta a gestão como uma das principais dificuldades do iniciante, gerando dúvidas sobre sua capacidade de ministrar aulas e aplicar inovações. Na Educação Física, esse tema é pouco abordado, mas seu estudo pode contribuir para orientar conteúdos da formação docente. O objetivo desta pesquisa foi investigar as dificuldades de gestão de aula de professores de Educação Física iniciantes. A pesquisa foi realizada com 24 professores de Educação Física de uma Rede de Educação da grande São Paulo. O instrumento utilizado foi um questionário escrito com questões abertas. As respostas foram tratadas por meio da análise de conteúdo. Os dados demonstram que 71% das dificuldades na gestão relacionam-se aos comportamentos dos alunos como indisciplina, desatenção, desinteresse e brigas. Outros 22% associam-se à estrutura escolar. E apenas 7% das dificuldades relacionam-se a aspectos dos próprios professores pesquisados. A predominância das dificuldades de gestão de aula sobre o comportamento dos alunos comprova pouco conhecimento e habilidade em gerir dos docentes iniciantes. Os cursos de formação devem contemplar técnicas de gestão de aula e de comunicação que ajudem o egresso.  A literatura indica saídas às dificuldades apresentadas: aproximar os conteúdos aos anseios dos alunos; estabelecer contratos pedagógicos, efetuar a sobreposição dos comportamentos disruptivos e adaptar o estilo de gestão de aula às características da sala e aos aspectos individuais de cada aluno.

Acessar