Difusão de Ações Antiéticas Por Partidos Políticos Brasileiros e as Reações de Usuários no Facebook

Por: Danielle Miranda de Oliveira Arruda, Haroldo de Sá Medeiros e Joanice Maria Araújo Diniz.

Intercom - Revista Brasileira de Ciências da Comunicação - v.39 - n.3 - 2016

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Resumo


Mediante interatividade, formação de comunidades e influência ideológica, as mídias sociais se tornaram um espaço singular para as participações políticas. Dessa forma, este artigo tem por objetivo analisar a relação entre a difusão de informações antiéticas sobre política nas mídias sociais e as reações dos usuários. Por meio de análise categorial e estatística descritiva, foram analisados 2.517 comentários em 57 postagens dos cinco partidos políticos brasileiros com maior número de seguidores no Facebook. Os resultados indicam a existência de cinco categorias e 20 subcategorias de postagens dos partidos políticos. Os comentários  mostraram três elementos importantes: fundamentação ideológica, agressividade e humor. Observou-se que não há reciprocidade na interação entre os partidos políticos e usuário e que a  utilização do Facebook é apenas uma ferramenta utilizada para emissão
de mensagens.
 

Endereço: http://portcom.intercom.org.br/revistas/index.php/revistaintercom/article/view/2559

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