Resumo

Objetivos:
A ideia de que o cinema pode ser um instrumento pedagógico é extremamente atraente e muitas vezes se constitui em caminho fácil para educadores, pois conteúdos de diversas disciplinas podem ser abordados a partir de filmes que, nesta perspectiva, apresentam função ilustrativa. Entretanto, esta não é a concepção que norteia o desenvolvimento do projeto intitulado DIGESTIVO CINEMATOGRÁFICO (DC) que acontece nos corredores da EEFD/UFRJ. Nossos objetivos podem ser classificados em duas amplas dimensões. De maneira imediata é apresentar ao corpo discente da EEFD algo da produção de curtas-metragens nacionais e estrangeiros. De modo mediatizado estão relacionados à criação de um ambiente no qual o cinema entraria como importante elemento na constituição dos futuros professores de educação física. Isto é, assistir a um curta-metragem pode abrir brechas em uma formação voltada para aspectos rígidos dos quais as dimensões de sensibilidade, imaginação e criatividade podem estar distantes. Além disso, atuamos na perspectiva da educação para o lazer na medida em que apresentamos mais uma possibilidade de vivência cultural e artística.

Métodos e resultados:
As sessões do DC acontecem mensalmente, no horário de almoço, em um corredor de grande circulação da EEFD. Os filmes são escolhidos a partir de um tema que não se repete. Ao longo de um ano os frequentadores responderam a um questionário que forneceu os seguintes dados: 84% são alunos dos cursos da EEFD; 80% não conheciam curtas-metragens; 80% passaram a assisti-los na EEFD; 67% acompanham as sessões do DC; 54% passaram a considerar boa a ideia de frequentar sessões de curtas em outros locais, mas apenas 35% o fazem.

Conclusão:
Consideramos que o DC é uma iniciativa que, ao menos para aquela parcela de discentes que o acompanham, tem alcançado seus objetivos, mas ainda temos muito
a realizar no que tange a atingir toda a comunidade da EEFD.