Dilemas Contemporâneos da Profissão Professor: Perspectivas de Professores(as) de Educação Física da Rede Pública Estadual de São Paulo

Por: Dagmar Hunger e Fernanda Rossi.

Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte - v.12 - n.2 - 2013

Send to Kindle


Resumo

O objetivo deste artigo consistiu em refletir sobre o movimento de profissionalização da docência, destacando a importância atribuída à formação profissional (inicial e continuada) nesse contexto. De natureza qualitativa, buscou-se nos depoimentos de oito professores de Educação Física da rede pública estadual de São Paulo elucidar as reflexões realizadas a partir da análise da literatura. Constatou-se que, embora os discursos sociais e políticos vislumbrem o professor como principal agente de transformação da sociedade, essa possibilidade ainda apresenta-se distante para esse grupo, especialmente em virtude da sobrecarga de trabalho e da remuneração precária, dificultando o investimento na formação profissional. Concluiu-se que esse grupo está imerso em discursos ambíguos e em processos contraditórios, caracterizando um movimento de profissionalização e desprofissionalização concomitante na docência.

Endereço: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/remef/article/view/4701

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.