Resumo

O primeiro texto da série, de autoria do professor Valter Bracht, faz um diagnóstico deste componente curricular no universo da escola. Questiona a efetiva relação da Educação Física com os projetos pedagógicos, observando como se dão os processos de desinvestimento dos docentes e as práticas inovadoras da Educação Física na escola. As práticas inovadoras são caracterizadas por uma concepção de Educação Física em que os conteúdos são tratados e selecionados a partir do conceito da Cultura Corporal de Movimento. Tal conceito tem duas dimensões: a primeira identificada pelo saber fazer, e a segunda pelo saber sobre o fazer, objetivando a formação crítica e autônoma do aluno em relação às possibilidades de prática, reflexão e consumo do esporte, do lazer, da luta, do exercício físico e das demais possibilidades de educação corporal em nossa cultura. O texto se propõe a apresentar e discutir alguns dilemas e desafios que a disciplina escolar Educação Física vem enfrentando nas últimas décadas, para exatamente afirmar-se como uma disciplina escolar plenamente integrada aos projetos pedagógicos das escolas. Neste contexto, caracteriza as práticas inovadoras que podem contribuir para essa afirmação e discute, também, a existência de práticas de desinvestimento pedagógico que precisam ser superadas.

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