Resumo

Introdução: Na Educação Física escolar, o esporte é historicamente o conteúdo mais trabalhado nas aulas teóricas e práticas, seja numa perspectiva sociocultural, seja técnico-competitiva. Em relação a esse ultimo, percebe-se que o domínio cognitivo é mais enfatizado que o físico-esportivo, mas ainda carece de instrumentos de para avaliação do nível de conhecimento discente sobre os conteúdos da Educação Física escolar no Ensino Fundamental para a dimensão técnico-desportiva. Objetivo: o objetivo desse estudo foi construir e validar uma matriz de referencia para avaliação cognitiva em larga escala dos conteúdos da dimensão técnico-desportiva da Educação Física no Ensino Fundamental (9º ano). Metodologia: Com base nos objetivos de aprendizagem da Educação Física no Ensino Fundamental dos Parâmetros Curriculares Nacionais (Brasil, 1998), elaboramos e aplicamos um questionário com itens em escala em que participaram do estudo 232 professores e pesquisadores em Educação Física no Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) das 5 regiões do Brasil, sendo 57,3% mestres e doutores e 42,7% graduados e especialistas, a maioria (66,4%) era do sexo masculino. Realizamos análise fatorial exploratória usando o programa SPSS v.22.0. Resultados: 1) o estudo apresentou amostra adequada (KMO=0,874; BST≤0.01); 2) os itens tiveram explicação satisfatória (comunalidades ≥ 0,5); 3) satisfatória variância total explicada (72.9%); 4) 2 fatores extraídos: a) esportes convencionais, lutas e ginásticas (variância explicada de 64.54%), b) esportes radicais, alternativos e não-convencionais (variância explicada de 9.26%); 5) consistência interna com valores acima de 0.8. Conclusões: Consideramos que a matriz de referencia apresenta-se adequada para subsidiar a elaboração de instrumentos de avaliação cognitiva dos conteúdos da Educação Física no Ensino Fundamental (9º ano) na dimensão técnico-desportiva.
Palavras-chave: