Resumo

A sociedade atual é caracterizada pela crescente valorização do repertório intelectual e pela capacidade de renovação que o profissional deve ter diante das situações encontradas no contexto de intervenção. Conseqüentemente, a formação deve fornecer subsídios que fundamentem o desenvolvimento dos saberes que perfazem a atuação e, também, deve contemplar as expectativas das demandas sociais. Por isso, é necessário reconhecer como os conhecimentos estão organizados e como se relacionam para fornecer respostas significativas ao campo de intervenção profissional. Nesse sentido, o presente estudo tem o propósito de analisar como as dimensões do conhecimento profissional revelam-se no processo de formação de acadêmicos do bacharelado em educação física, no sentido de identificar as implicações na identidade acadêmica e profissional da área. Utilizamos a abordagem qualitativa de pesquisa por meio da utilização de grupos focais, visando a captação das interações existentes entre conhecimento, sujeito e ambiente, conforme os olhares dos próprios participantes no estudo. Além das entrevistas em grupo, realizamos entrevistas individuais a fim de confirmar e fortalecer conceitos e temáticas originadas nos grupos focais. Participaram do estudo 25 estudantes do primeiro ao quarto ano do curso de Educação Física da Universidade Estadual de Maringá - UEM. Os dados coletados foram transcritos e originaram material analisado por meio de leitura, transcrição e decodificação das informações em categorias que foram agregadas conforme o contexto e os significados atribuídos aos objetos em discussão. Obtivemos três temas principais: "Características do curso de educação física", que se relaciona às impressões e qualidades atribuídas ao curso de formação, vivenciadas pelos alunos. Nessa categoria, foi possível mapear que a divisão entre bacharelado e licenciatura tem forte peso nas escolhas e atribuições relacionadas aos conteúdos e às experiências vivenciadas ao longo da formação, influenciando na análise dos alunos sobre o mercado de trabalho e sua inserção profissional. O segundo tema, "Características do profissional de educação física", corresponde ao olhar dos estudantes sobre o perfil do profissional de educação física e dos elementos subjacentes que interferem na representação sobre o ideal de profissional. Mapeamos que os elementos valorativos, contextuais e sociais são determinantes na construção do ideal profissional e direcionam as escolhas dos alunos relacionadas aos conteúdos de ensino durante a formação. O terceiro tema identificado foi "Formas de acesso ao conhecimento" que refere-se às estratégias utilizadas pelos estudantes para se atualizarem e orientarem suas ações. Ao discutir os dados concluímos que os acadêmicos parecem não perceber os conteúdos acadêmico-científicos adquiridos ao longo do curso, nas experiências que vivenciam fora da universidade. Daí a busca por atualização com colegas, outros profissionais e cursos que viabilizem adquirir saberes técnicos que possam ser aplicados de forma imediata. Além disso, concluímos que as percepções dos alunos sobre o que a sociedade espera do profissional, orientam a forma como os alunos constroem sua identidade profissional.

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