Dimensões Corporais de Uma População de Escolares e Suas Implicações no Ensino da Educação Física.

Por: Eduardo Jose da Costa e Faria.

116 páginas. 1996

Send to Kindle


Resumo

Os objetivos deste estudo são: descrever os estágios de crescimento e maturação dos alunos de ambos os sexos, entre 7 e 19 anos da Escola Estadual Presidente Dutra, localizada em Itaguaí (Rio de Janeiro); investigar as condições morfológicas de manifestação do movimento humano daqueles alunos; e contextualizar pedagogicamente os resultados desse estudo, de forma a subsidiar o planejamento do ensino em educação física. Uma amostra de aproximadamente 10% (51 meninos e 64 meninas) da população escolar foi randomicamente selecionada. Mediram-se área de gordura do braço (AGB), índice de massa corporal (IMC), estatura, peso, dobras cutâneas, diâmetros ósseos e do tronco, comprimento dos membros superior e inferior. Os dados revelaram que: 55% das meninas e 37% dos meninos obtiveram IMC abaixo do peso normal (30,0). Essa constatação aponta para a necessidade de uma análise mais acurada do estado nutricional e da composição corporal dessas crianças, observando-se aspectos tais como: somatotipologia, raça e níveis maturacionais. Ao contextualizar pedagogicamente os resultados, constatamos que a cineantropometria pode se tornar um valioso instrumento didático-pedagógico para a melhoria da qualidade do ensino da educação física na escola pública.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=638&listaDetalhes%5B%5D=638&processar=Processar

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.