Resumo

A presente pesquisa teve por objetivo avaliar a eficiência de um curso à distância, via Internet, para a formação continuada de profissionais de Educação Física na percepção de alunos. Trata-se de um curso de Capacitação Continuada  em Esporte Escolar, promovido pelo Ministério do Esporte, tendo como foco a importância da educação permanente, os procedimentos didáticos-pedagógicos, a atuação do tutor e o desempenho individual do aluno. Utilizou-se como referencial para a compreensão dos resultados a Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel. A pesquisa se caracteriza como descritiva, tomando como amostra um grupo de trinta e nove alunos concluintes da 2ª e 3ª turmas do curso oferecido entre 2005 e 2007, de um total de oitocentos e sessenta e nove alunos que o realizaram. Foi aplicado um questionário on-line contendo quarenta e duas questões fechadas e seis questões abertas. As questões fechadas, em sua maioria, solicitavam a expressão de graus de concordância e discordância em relação às afirmações apresentadas, enquanto as abertas visavam esclarecer ou acrescentar conteúdo às respostas anteriormente assinaladas. As respostas obtidas foram tabuladas e analisadas, observando-se que os aspectos positivos apontados foram em maior número do que os aspectos negativos. Os alunos evidenciaram satisfação pela participação no curso, julgaram que a tutoria foi eficaz e que o curso foi importante na educação contínua dos mesmos, tendo atingido regiões do Brasil onde esse processo é difícil por sua localização e pela escassez de recursos. Os alunos se declararam comprometidos com as tarefas e prazos, permitindo concluir que houve responsabilidade, autonomia e maturidade daqueles que participaram da pesquisa. Entre as sugestões apresentadas para aprimoramento deste tipo de curso consta a necessidade de maior interatividade entre os participantes, isto é, momentos virtuais e/ ou presenciais entre os alunos e entre alunos e professor.

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