Resumo

O objetivo deste estudo foi verificar como a dinâmica do esporte e a espetacularização do futebol influenciaram a estratégia desenvolvida por três clubes de futebol profissional de Curitiba, que são: Clube Atlético Paranaense, Coritiba Foot Bali Club e Paraná Clube. Para tanto, o estudo tem por base metodológica a realização de uma pesquisa bibliográfica relacionada ao esporte e ao futebol em especial, em diversas dimensões. O ponto de partida é uma rápida descrição do futebol no Brasil, para então se iniciar com a busca da compreensão dos aspectos sociológicos do esporte. A partir do que se buscou compreender o que vem a ser esporte e qual o seu significado social, identificar a relação do esporte com a cultura e o que caracteriza o esporte moderno. Em uma segunda etapa foi procurado compreender o esporte diante de demandas presentes no ambiente, principalmente em relação ao mercado, investigando-se como certos elementos, como a mídia, o patrocínio e a comercialização de produtos e serviços, afetam o esporte moderno. Esta abordagem teve sempre o esporte de modo amplo, e o futebol de modo específico. Na seqüência, foi desenvolvida ainda, uma abordagem da estratégia que parte de sua conceituação e de outros diversos sentidos ao termo estratégia, bem como foram destacados os principais elementos que, segundo alguns autores, são essenciais à efetividade da estratégia. Foi ressaltado também, o papel das decisões e ações estratégicas como forma de definir um posicionamento adequado à organização. Foram abordadas ainda, a questão da ausência de uma estratégia formal e a análise da estratégia enquanto padrão. Procurou-se assim, compreender a estratégia como meio efetivo de se enfrentar as mudanças e demandas ambientais. O método utilizado nesta pesquisa é o estudo comparativo de casos, com uso de múltiplas fontes de informações, além da pesquisa realizada em uma empresa patrocinadora/anunciante, a TIM Celular Sul, e em uma empresa de televisão, a Rede Paranaense de Comunicação. Os dados mostram que a dinâmica do esporte teve uma ação nas estratégias dos clubes, em que o elemento conflito se mostrou presente na estratégia dos três clubes e a sacralização apareceu de modo marcante nos dois clubes mais tradicionais. Já a secularização, que esteve presente em todos os clubes estudados, demonstra um predomínio da lógica de mercado sobre o esporte moderno. A espetacularização do futebol se manifesta no processo de profissionalização, que é mais intenso nas áreas de desenvolvimento físico e de saúde dos atletas, porém incipiente nas áreas administrativas. As relações com o patrocínio e com a mídia/TV levaram os clubes a perceberem algumas deficiências e a procurar superá-las. Assim, os elementos que mais influenciaram as estratégias dos clubes foram a secularização (dinâmica do esporte) e a profissionalização (espetacularização do futebol). A sacralização aparece em vários momentos, mas há um desequilíbrio entre elementos ligados à racionalidade (secularização e profissionalização) e à paixão/emoção (sacralização, conflito e incerteza), com predomínio dos primeiros.

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