Resumo

OBJETIVOS: Comparar a atividade muscular dos músculos flexores e extensores de tronco entre estilos de nado assimétrico e nado simétrico.

MÉTODO: Catorze nadadores da elite, velocistas e especialistas em um dos quatro estilos da natação sem história prévia de lesões.. Divididos em dois grupos de sete atletas: 1. Grupo nado assimétrico (GNA): constituído por cinco atletas que nadam o estilo crawl e dois atletas que nadam o estilo costas. 2. Grupo nado simétrico (GNS) formado por sete atletas: quatro atletas nadadores no estilo peito e três nadadores no estilo borboleta. Todos foram avaliados no dinamômetro isocinético Cybex 6000.
RESULTADOS: O tempo de aceleração na velocidade de 120º/ s do grupo flexor do tronco foi maior no GNS (p=0,054). A potência do grupo extensor nas velocidades de 90 e 120º/ segundo foi maior no GNA que no GNS (p=0,053 e 0,052) respectivamente. Não houve diferença estatística significante nas demais variáveis analisadas.
CONCLUSÃO: Os nados assimétricos (crawl e costas) proporcionam uma resposta muscular (recrutamento) mais eficiente nos grupo dos flexores do tronco, possivelmente pela manutenção constante da contração isométrica dos músculos abdominais.

Acessar Arquivo