Editora Quartier Latin. Brasil 2009. 383 páginas.

Sobre

O desporto na sociedade hodierna é imbuído de um aspecto transcendental sem paradigma em quaisquer outras matérias da existência humana, característica essa que se colige no quinteto sócio-político-econômico-cultural e, sobretudo, jurídico.

Sendo assim, o advento do desporto moderno no fim do século XIX atrelado ao paulatino desenvolvimento desportivo ao longo do século XX, tanto no âmbito amador como no espectro formal e profissional, bem como os impactos da atividade desportiva, impulsionaram uma gama de questionamentos. Dúvidas que, por sua vez, encontraram resoluções em estudos e intervenções científicas do homenageado.

Nesse contexto, é nítido o estudo epistemológico do desporto em proporções gradativamente mais intensas. E o Direito jamais poderia ficar alheio a esse processo de apreciação intelectual. Atualmente foram superados os exercícios isolados de pesquisas e estudos acerca do Direito Desportivo, ciência jurídica autônoma aclamada pela própria necessidade comunitária na concretização, organização e proteção da prática desportiva. Por isso é necessária a introdução do Direito Desportivo ou Direito do Desporto como disciplina obrigatória em Universidades e Faculdades.

Não obstante as conquistas realizadas no estudo jurídico-desportivo brasileiro, ainda é necessário um maior desenvolvimento e produção da matéria. Acresça-se, que num mercado jurídico absolutamente “abarrotado” e concorrido, como é o atual, o estudo do Direito Desportivo pode significar uma diversificação, alternativa, dir-se-á mesmo uma saída para os novos operadores da ciência jurídica.

A necessidade da causa jurídico-desportiva expendida nas linhas anteriores se coaduna perfeitamente a precisa e justa homenagem à história de um daqueles que luta diariamente pela solidificação do Direito Desportivo no Brasil e pela conscientização dos operadores do direito no estudo do Desporto.

Marcílio Krieger indubitavelmente é um dos importantes firmadores do Direito Desportivo brasileiro, e “in vivo”, merece todas as congratulações reveladas na maior preciosidade que um ser humano pode possuir: o saber, a sapiência, o conhecimento livre. Leia-se: uma obra coletiva consolidada por uma série de temas jus-desportivos, todos eles objeto de intensa fundamentação.

Ao lado da escolha dos temas soma-se a multiplicidade de enfoques: legislação desportiva e sua constitucionalização, o direito desportivo internacional, comunitário e europeu, o direito desportivo laboral, a influência civilística na atividade desportiva, a tributação no desporto, a justiça desportiva e a criminalidade desportiva. (...)

Assim, uma obra de excelência, a uma pessoa excelente, deve ser levada ao encontro dos leitores. Na certeza de que não se arrependerão os que aguardaram essa justa homenagem.  

Leonardo Schmitt de Bem e Rafael Teixeira Ramos

Acessar