Direitos da Criança Ao Esporte: Relações com os Princípios do Esporte-educacional

Por: Paulo Sergio Pimentel de Oliveira.

124 páginas. 2005

Send to Kindle


Resumo

Na sociedade atual, com o novo conceito de esporte, busca-se garantir e incentivar à prática esportiva a todas as pessoas. O Esporte-Educacional tem como função a formação do homem, pois deve ser praticado por todos e oportunizado na mesma proporção a cada criança. Neste esporte o primordial é a participação, visando um melhor desenvolvimento no seu comportamento junto aos aspectos políticos e sociais. O Esporte-Educacional é de grande importância e vem sendo utilizado como uma das vias educativas, onde os Direitos devem ser divulgados, reconhecidos e respeitados, de acordo com os princípios que são utilizados para a construção de um ser consciente dos seus deveres e valores. Acredita-se que estes objetivos podem ser obtidos através da tomada de consciência dos profissionais que atuam no Esporte-Educacional. O mesmo deve ser entendido a partir dos Direitos e Princípios do Esporte-Educacional que estão relacionados ao contexto da Ciência da Motricidade Humana, pois estão ligadosao movimento do homem e sua significação para a formação da criança no ambito escolar. A proposta deste estudo é verificar as relações dos Direitos com )s Princípios do Esporte-Educacional, tendo como referência a Carta dos Direitos da Criança no Esporte (Panathon/Avignone, 1995), tendo a finalidade de construir um mapa comparativo a partir de oito (08) documentos Internacionais e Nacionais; a seleção e definição de dezesseis (16) Direitos; a classificação dos seis (06) Direitos mais representativos, relacionando-os aos princípios do Esporte ¬Educacional. Após desenvolver uma pesquisa e validar alguns instrumentos do estudo, foi possível concluir que os Direitos e Princípios do Esporte-Educacional são vias e referências para garantir práticas esportivas a todas as crianças. A importância deste estudo está em ser mais um instrumento de relevância junto à comunidade social e científica com o desenvolvimento do conteúdo apresentado, assim sugerindo e justificando que todas as crianças possam praticar e melhorar o seu vocabulário motor, através do Esporte-Educacional.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=2248&listaDetalhes%5B%5D=2248&processar=Processar

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.