Diretrizes Curriculares e o Estágio Supervisionado em Educação Física: o Que Mudou?

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Revista Educação e Cultura Contemporânea - v.10 - n.21 - 2013

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Resumo

O texto apresenta uma pesquisa realizada no Estágio Supervisionado em Educação Física e a metodologia empregada nas aulas de estágio. A metodologia foi paraEnsino Fundamental e Anos Iniciais e trabalhada com 35 alunos de graduação no período de quatro meses. Duas perguntas norteadoras balizaram a investigação: É possível mudar a percepção dos novos professores sobre a educação física nos estágios? A metodologia empregada pelo professor da disciplina é fator de mudança? O objetivo previa: É possível introduzir nas escolas, uma visão diferenciada da educação física a partir da proposta dos PCNs em um curso novo de educação física? O trabalho foi realizado baseado nos PCNs da Educação Física enquanto conteúdos e filosofia. Todos os planos foram desenvolvidos com atividades lúdicas. Os resultados obtidos em 30 escolas resultaram em elogios sobre o trabalho dos estagiários, abrindo as portas para outros estagiários e alguns alunos foram contratados como monitores em alguns municípios. Pode-se concluir que a mediação por parte do(a) supervisor(a) do estágio é fundamental nas mudanças, entretanto, a escolha das escolas é importantíssima, visto que os acadêmicos poderão romper ou não com as reproduções que a sociedade impõe. O que se mostrou aqui é prova de que a mudança pode sair do papel, de que o estágio supervisionado é uma ferramenta de mudança pedagógica e social. Palavras-chave: Educação Física. Formação Profissional. Professores. Ensino.

Endereço: http://periodicos.estacio.br/index.php/reeduc/article/viewArticle/341

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