Resumo

Resumo: O objetivo desta pesquisa foi o de analisar como coordenadores e monitores de núcleo envolvidos com o Programa Segundo Tempo atuam e aplicam as ações de planejamento e metodologia propostas por este Programa, perante o trabalho de acompanhamento e aconselhamento da equipe colaboradora 14. Com o intuito de definir os participantes do estudo, realizou-se levantamento, junto ao Ministério do Esporte, dos Convenentes que estariam sob a responsabilidade da EC 14. A Conveniada - prefeitura de um município do Estado de São Paulo, composta por 10 núcleos de Esporte Educacional foi o foco desta pesquisa. Como suporte às análises realizadas há o referencial teórico utilizado centrado na formação profissional em Educação Física, nas diretrizes do PST e na estrutura administrativa e gerencial trabalhada pela Secretaria Nacional de Esporte Educacional. Para alcançar o objetivo proposto, a opção metodológica foi pesquisa qualitativa do tipo descritiva, desenvolvendo-se a partir de análises, orientações e reflexões da pesquisadora, membro da EC 14, com os atores sociais pesquisados. Participaram da pesquisa um coordenador geral, uma coordenadora pedagógica, 10 coordenadores de núcleo, 10 monitores de atividades esportivas, cinco monitores de atividades complementares e 120 beneficiados do Programa Segundo Tempo. A coleta de dados se deu por meio de entrevistas semi-estruturadas, diário de campo e o uso de questionários. Os resultados indicaram que decorrente do trabalho coletivo de aconselhamento e acompanhamento da EC 14 às ações dos profissionais pesquisados houve amadurecimento das propostas do Convênio. As intervenções se pautaram em discussões sobre os propósitos do PST e orientações de como enfrentar os problemas encontrados nos núcleos. Evidenciou-se que o Convênio avançou em pontos gerenciais e pedagógicos importantes para o seu bom funcionamento; os profissionais demonstraram melhor entendimento e comprometimento com suas ações, assumindo efetivamente o planejamento e o seu desenvolvimento no cotidiano do núcleo; ocorreram avanços na maioria dos procedimentos metodológicos adotados, se destacando a participação mais efetiva dos beneficiados nas aulas. Conclui-se que o trabalho desenvolvido pela EC 14 foi essencial para o aprimoramento das ações dos atores sociais envolvidos e efetivação da formação continuada deflagrada pela SNEED/ME, consequentemente, para a qualidade no atendimento aos beneficiados. Espera-se que esta pesquisa contribua com as reflexões sobre o processo de formação em Educação Física, bem como da prática pedagógica de professores da área e, em especial, com o desenvolvimento do Programa Segundo Tempo do Ministério do Esporte.

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