Disclosure em Demonstrações Financeiras: Um Estudo Sobre o Nível de Evidenciação Contábil de Clubes de Futebol Brasileiros

Por: Alyson Gomes de Souza, João Carlos Hipólito Bernardes do Nascimento, Juliana Reis Bernardes e Wellington Dantas de Sousa.

Podium Sport, Leisure And Tourism Review - v.5 - n.3 - 2016

Send to Kindle


Resumo


A presente pesquisa buscou analisar a aderência, à resolução CFC n° 1.429/13 na elaboração e evidenciação das Demonstrações Contábeis por clubes brasileiros. Foi utilizado checklist inspirado em Raschka, Wallner e Costa (2008) para análise dessa aderência no exercício de 2013. A título de resultados, notou-se a falta de uniformidade na apresentação das Demonstrações Contábeis pelos clubes de futebol devido a não observância aos preceitos estabelecidos na norma vigente, dificultando a interpretação dos registros contábeis e avaliação do patrimônio dos clubes de futebol. Essa falta de padronização às práticas contábeis em conformidade à NBC ITG 2003 dificulta a interpretação dos registros contábeis e avaliação do patrimônio das entidades de futebol, aumentando os riscos de uma decisão errada quanto à compra, venda ou formação de jogadores, decisões que afetam a vida financeira do clube, além de criar barreiras para a atração de investidores, uma vez que estes não podem verificar com clareza a situação do clube e calcular o retorno de investimento. Tendo em vista a relevância econômica, cultural e social dos clubes de futebol, o presente estudo contribui sobremaneira para o desenvolvimento de uma discussão sobre o nível de disclosure contábil praticado pelos clubes, dado que este novo padrão de conduta busca maximizar o nível de evidenciação contábil como requisito para mudanças de comportamento dos dirigentes e o desenvolvimento organizacional, econômico e financeiro das entidades desportivas.
 

Endereço: http://www.podiumreview.org.br/ojs/index.php/rgesporte/article/view/163

Tags: Nenhuma cadastrada :(

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.