Resumo

Resumo

Objetivo: analisar os discursos produzidos por instituições de saúde sobre atividade física no início da pandemia de COVID-19 (março e começo de abril) no Brasil. Métodos: estudo documental a partir de sites de instituições de saúde. O aporte teórico-metodológico foi inspirado nos estudos foucaultianos a partir do entrelaçamento da noção de discurso e seu impacto no governo das condutas. Resultados: Foram compiladas 17 comunicações sendo três de instituições governamentais, nove de sociedades médicas e cinco da educação física. Predominou a perspectiva biológica e primeiro se comunicou sobre higiene pessoal e de equipamentos, ainda referentes a locais fechados e em seguida sobre restrição de atividade física em tais lugares, indicando o domicílio para as práticas. Conclusão: Houve predomínio da atividade física em sua vertente biológica especialmente na função imunológica. Problematizamos os discursos a partir da noção do governo das condutas onde indivíduos e famílias foram acionados a praticar atividade física em casa, sem garantia de instrumentalização e acesso ao conhecimento e profissionais desta área.

Referências

World Health Organization/WHO. WHO Director-General's opening remarks at the media briefing on COVID-19 - 11 March 2020. 2020. [citado em 2020 mar 28]. Disponível em: https://www.who.int/dg/speeches/detail/who-director-general-s-opening-remarks-atthe-media-briefing-on-covid-19-11-march-2020.

Brasil. Ministério da Saúde. notícias. Saúde anuncia orientações para evitar a disseminação do coronavírus. 2020. [citado em 2020 mar 20]. Disponível em: https://www.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/46540-saude-anuncia-orientacoespara-evitar-a-disseminacao-do-coronavirus.

Governo Estado de São Paulo. Campanha de Utilidade Pública: Fique em Casa. [citado em 2020 abr 02]. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=D2zESBXbauA.

Brasil. Ministério da Saúde. Coronavírus (Covid-19). Sobre a doença. 2020. [citado em 2020 abr 02]. Disponível em: https://coronavirus.saude.gov.br/sobre-a-doenca#transmissao.

U.S. Department of Health and Human Services. Physical Activity Guidelines Advisory Committee Scientific Report - PAGAC. Washington, DC: U.S. Department of Health and Human Services; 2018. [citado em 2020 jan 20]. Disponível em: https://health.gov/sites/default/files/2019-09/PAG_Advisory_Committee_Report.pdf.

Brasil. Ministério da Saúde. Covid19. Painel Coronavírus. 2020. [citado em 2020 abr 01]. Disponível em: https://covid.saude.gov.br/.

Fragoso S, Recuero R, Amaral A. Métodos de pesquisa para a internet. Porto Alegre: Sulina, 2015.

Fisher RMB. Foucault e a análise do discurso em educação. Cad. Pesqui. [online] 2001;sv(n.114):197-223.

Foucault M. História da Sexualidade I — a vontade de saber. Rio de Janeiro: Edições Graal, 2010.

Foucault M. Nascimento da biopolítica: curso dado no Collège de France (1978-1979). São Paulo: Martins Fontes, 2008.

Bilibio LFS, Damico JGS. Carta a um jovem professor. Cad Formação RBCE. 2011;2(2):92-103.

World Health Organization/WHO. Regional office for Europe. Stay physically active during self-quarantine. 2020. [citado em 2020 abr 02]. Disponível em: http://www.euro.who.int/en/health-topics/health-emergencies/coronavirus-covid-19/novel-coronavirus-2019-ncov-technical-guidance/stay-physically-active-during-self-quarantine/_recache#article.

American College of Sports Medicine/ACSM. Staying Physically Active During the COVID-19 Pandemic. 2020. [citado em 2020 abr 02]. Disponível em: https://www.acsm.org/read-research/newsroom/news-releases/news-detail/2020/03/16/staying-physically-active-during-covid-19-pandemic.

Brasil. Ministério da Saúde. Por que é importante manter-se fisicamente ativo durante a pandemia de Covid-19? 2020. [citado em 2020 abr 01]. Disponível em: https://www.inca.gov.br/publicacoes/material-para-web/por-que-e-importante-manter-se-fisicamente-ativo-durante-pandemia-de.

Chen P, Mao L, Nassis GP, Harmer P, Ainsworth BE, Li F. Coronavirus disease (COVID-19): The need to maintain regular physical activity while taking precautions. J Sport Health Sci. 2020;9:103-4.

Conselho Regional de Educação Física da 4° Região/CREF4/SP. COVID-19: Nota de Esclarecimento nº 1. 2020. [citado em 2020 abr 02]. Disponível em: http://www.crefsp.gov.br/noticia/16330-COVID-19:-NOTA-DE-ESCLARECIMENTO-N%C2%B0-1.

Conselho Regional de Educação Física da Primeira Região/CREF1/RJ-ES. Nota técnica do CREF1 sobre o coronavírus (COVID-19). [citado em 2020 abr 02]. Disponível em: https://cref1.org.br/informe/nota-tecnica-do-cref1-sobre-o-coronavirus/.

Simpson RJ, Campbell JP, Gleeson M, Krüger K, Nieman DC, Pyne DB, et al. Can exercise affect immune function to increase susceptibility to infection? Exerc Immunol Rev. 2020;26:8-22.

Zhu W. Should, and how can, exercise be done during a coronavirus outbreak? An interview with Dr. Jeffrey A. Woods. J Sport Health Sci. 2020;9:105-7.

Carvalho FFB. Recomendações de atividade física para a saúde (pública): reflexões em busca de novos horizontes. ABCS Health Sciences. 2019;44(2):131-7.

Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento/PNUD. Relatório Nacional de Desenvolvimento Humano do Brasil – Movimento é vida: atividades físicas e esportivas para todas as pessoas: 2017. Brasília: PNUD, 2017.

Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte – CBCE. Moção de Repúdio ao pronunciamento do presidente Bolsonaro sobre o Coronavírus. [citado em 2020 mar 29]. Disponível em: http://www.cbce.org.br/noticias-detalhe.php?id=1435.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Análise em Saúde e Vigilância de Doenças Não Transmissíveis. Vigitel Brasil 2019 [recurso eletrônico]. 2020.

Chignola S. Reinventar a liberdade, reinventar a si próprio. IHU On-Line: Revista do Instituto Humanitas Unisinos. 2015;472:20-5.

Peters M. Financeirização, o ácido que corrói a democracia. IHU On-Line: Revista do Instituto Humanitas Unisinos. 2015;472:26-32.

Abib LT, Gomes IM. A educação e o governamento dos corpos na atualidade: uma análise do “Movimento 21 dias por uma vida mais saudável”. Saude Soc. 2019; 28(4):229-42.

Foucault M. A Ordem do Discurso: aula inaugural no Collège de France pronunciada em 2 de dezembro de 1970. Trad. Laura Fraga Sampaio. 3º ed. São Paulo: Edições Loyola, 1996.

Foucault M. Do Governo dos Vivos: curso dado no Collège de France (1979-1980). São Paulo: Martins Fontes, 2014.

Caponi S. A saúde como objeto de reflexão filosófica. In: Bagrichevski M, Palma A, Estevão A (orgs). A saúde em debate na Educação Física. Blumenau: Edibes, 2003.

Brasil. Ministério da Saúde. Portaria GM N° 2.446, 11 de novembro de 2014. Redefine a Política Nacional de Promoção da Saúde.

Acessar