Resumo

O presente estudo insere-se na linha de Pesquisa Formação de Professores e Prática Pedagógica do programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco. Seu objetivo é analisar os discursos sobre o idoso no processo de formação do Bacharel em Educação Física. O referencial teórico toma como categorias analíticas estudos sobre a Educação Física, Idoso, Formação Profissional e Formação Profissional em Educação Física e o idoso, tendo como suporte teórico os estudos de Oliveira (2006), Medina (2008), Castellani Filho (1998), Zeichner (2008), Schön (2000), Tardif (2007), Okuma (1998), Zimerman (2000) e outros. Inclui-se no modelo de pesquisa de abordagem qualitativa, utilizando como instrumento de coleta a entrevista em profundidade e o questionário, e como modelo analítico a Análise de Discurso Textualmente Orientada de Norman Fairclough (2008). O campo de estudo foi a Escola Superior de Educação Física onde foram analisados os discursos presentes nos documentos curriculares (ementas e programas de disciplinas) e advindos das falas dos professores entrevistados. Na interdiscursividade dos documentos e falas foram percebidos aproximações, distanciamentos e silenciamentos da temática idoso, bem como uma predominância da abordagem técnica e da visão biologicista de ser humano

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