Discursos Sobre o Idoso no Processo de Formação do Bacharel em Educação Física da Escola Superior da UFPE

Por: Nayana Pinheiro Tavares.

173 páginas. 2011 25/02/2011

Send to Kindle


Resumo

O presente estudo insere-se na linha de Pesquisa Formação de Professores e Prática Pedagógica do programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco. Seu objetivo é analisar os discursos sobre o idoso no processo de formação do Bacharel em Educação Física. O referencial teórico toma como categorias analíticas estudos sobre a Educação Física, Idoso, Formação Profissional e Formação Profissional em Educação Física e o idoso, tendo como suporte teórico os estudos de Oliveira (2006), Medina (2008), Castellani Filho (1998), Zeichner (2008), Schön (2000), Tardif (2007), Okuma (1998), Zimerman (2000) e outros. Inclui-se no modelo de pesquisa de abordagem qualitativa, utilizando como instrumento de coleta a entrevista em profundidade e o questionário, e como modelo analítico a Análise de Discurso Textualmente Orientada de Norman Fairclough (2008). O campo de estudo foi a Escola Superior de Educação Física onde foram analisados os discursos presentes nos documentos curriculares (ementas e programas de disciplinas) e advindos das falas dos professores entrevistados. Na interdiscursividade dos documentos e falas foram percebidos aproximações, distanciamentos e silenciamentos da temática idoso, bem como uma predominância da abordagem técnica e da visão biologicista de ser humano

Endereço: http://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4119

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.