Discussão de Gênero Durante a Formação Docente em Educação Física: Uma Análise da Produção Acadêmica

Por: Aline da Silva Nicolino, Milena Louise Rodrigues Rosa e Stephania Melo Ferraz Amazonas.

XX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VII CONICE - CONBRACE

Send to Kindle


Resumo

Pesquisa cujo objetivo foi investigar a produção acadêmica sobre gênero fazendo um levantamento e análise das monografias impressas e digitais desenvolvidas nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física e Dança da Universidade Federal de Goiás (FEFD/UFG), no período que compreende o início da sistematização desses documentos na unidade acadêmica até o ano de 2016. 
A pesquisa identificou as demandas, os objetivos, os referencias utilizados e as análises realizadas, no sentido de compreender o que se produz sobre o tema e porquê. Observando-se que professoras/es e profissionais da Educação Física mantém a distinção de gênero nas escolas e em outros ambientes de práticas corporais, devido ao pouco subsídio teórico em estudos feministas e de gênero ou mesmo a ausência da temática gênero no currículo de formação; e assim produzem a invisibilidade dos direitos humanos, havendo, sobretudo, a (re)produção de aulas e falas docentes sexistas dentro da universidade.

Endereço: http://congressos.cbce.org.br

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.