Resumo

O desenvolvimento humano - sob a perspectiva ecológica de BRONFENBRENNER
(2002) - é definido como uma mudança na maneira pela qual uma pessoa percebe e
lida com o seu ambiente.Em termos de método de pesquisa, a ocorrência de processos
desenvolvimentais na criança não pode ser observada diretamente, podendo apenas
ser inferida a partir dos comportamentos apresentados, particularmente nas atividades,
papéis e relações em que ela se envolve.Estes três fatores constituem os chamados
elementos do microssistema.Ao nos reportarmos às crianças com disfunção
neuromotora (DN), não podemos deixar de considerar que as ações corporais
incomuns podem gerar limitações relacionais e, conseqüentemente, alterações nas
condições de desenvolvimento.Outro aspecto crítico é a necessária participação da
criança com DN em ambiente hospitalar, o que constitui um importante fator de
instabilidade, uma vez que as condições ambientais são desfavoráveis ao
desenvolvimento.Nesse contexto nasceu o "Espaço Jardim Oficina", implantado
na "sala de espera" da fisioterapia neurológica infantil do Hospital das Clínicas da
Unicamp.Dentro de uma concepção ecológica de experimento transformador,
provocamos uma mudança em todos os elementos do microssistema, oferecendo
maiores oportunidades de estimulação motora e social.Nosso principal objetivo é
avaliar a ocorrência de processos desenvolvimentais durante atividades lúdicas
realizadas no contexto hospitalar.O instrumento de pesquisa é a observação
participante, registrada em relatos detalhados dos comportamentos das crianças
com DN.Os resultados parciais, analisados em termos de atividades molares, relações
interpessoais e papéis, revelaram efeitos desenvolvimentais positivos.Em
aproximadamente um ano de atividades, observamos uma crescente participação
das crianças, e suas mães, nas brincadeiras oportunizadas.Diversas atividades realizadas
são repetidas em casa ou no hospital, a pedido das crianças, o que constitui um
indicador de desenvolvimento, pois a persistência temporal enfatiza sua importância
e a classifica como atividade molar.As oportunidades de participação em atividades
conjuntas têm demonstrado um aumento na reciprocidade, cooperação e,
principalmente, na formação de amizades,o que, ao longo desta pesquisa, constituiu
o fator de maior relevância para o desenvolvimento.Afinal, o fato de ser capaz de
estabelecer relacionamentos interpessoais complexos reflete um importante princípio
na ecologia do desenvolvimento humano.

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