Dispositivo de Escoamento Aerodinâmico Induzido Para Análise do Desempenho do Serviço de Ténis

Por: Gonçalo Figueiredo Nuno Dias, João Miguel Almeida Luz, Manuel João Cerdeira Coelho e Silva, Micael Santos Couceiro, Pedro Cabral Mendes e Rui Manuel Sousa Mendes.

Revista da Educação Física - UEM - v.24 - n.1 - 2013

Send to Kindle


Resumo

Este trabalho teve como objetivo desenvolver um dispositivo de produção de um escoamento aerodinâmico induzido (EAI) capaz de simular o constrangimento ambiental, vento lateral, em contexto experimental de análise ao primeiro serviço de tênis. Para tal, estudou-se o comportamento da bola de ténis sob o efeito de um EAI no túnel de vento e analisou-se (3D) o lançamento da bola no primeiro serviço plano de 12 jogadores de tênis experientes. Concebeu-se um dispositivo composto por um ventilador industrial ajustável em altura e em profundidade às caraterísticas morfológicas e técnicas do tenista. O caudal de EAI é estável e monitorizável através de um variador de velocidade. Conclui-se que as 3 “velocidades de vento” selecionadas constrangem o lançamento da bola (simulado por uma máquina) no eixo dos x (lateral), tornando o dispositivo capaz de perturbar a execução motora do serviço de ténis, recriando assim um constrangimento ambiental relevante para a modalidade.

Endereço: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/15784/11479

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.