Dissimilaridade das Habilidades Mentais, Traços de Personalidade, Alexitimia e Estado de Humor em Atletas de Tiro Esportivo das Forças Armadas

Por: André Justino Carvalho, Angela Nogueira Neves, e Regina Maria Ferreira Brandão.

Revista Brasileira de Psicologia do Esporte - v.6 - n.3 - 2016

Send to Kindle


Resumo

Em 2015, aconteceram os 6º Jogos Mundiais Militares, na República da Coreia. Sobre os atletas de esportes individuais recaia uma grande expectativa, pela possibilidade do ganho de maior número de medalhas em relação aos esportes coletivos. O objetivo desta pesquisa foi o objetivo deste trabalho foi analisar o perfil dos atletas de alto rendimento das Forças Armadas da modalidade de tiro esportivo nos constructos mencionados anteriormente -  personalidade, alexitimia e estado de humor -assim como as associações e diferenças entre os mesmos, além da percepção destes atletas da importância das habilidades mentais  em sua modalidade esportiva. Foram recrutados 14 atletas da equipe de alto rendimento das forças armadas. Os participantes responderam ao pacote de questionários, voluntariamente, após a seletiva para os Jogos Mundiais Militares. Os resultados dos escores apontam para um padrão favorável do estado de humor, a uma tendência à alexitimia e quanto aos traços de personalidade, notou-se em equilíbrio entre os escores de cada fator, com predomínio a maiores escores no traço Abertura à experiência e no traço Extroversão. Associações significantes entre o estado de humor e personalidade foram encontrados. As variáveis investigadas não distinguem os atletas aprovados na seletiva daqueles não selecionados e apenas o traço de personalidade neuroticismo difere entre os atletas com e sem experiência internacional. Em relação às habilidades mentais no esporte, O modelo com melhor aderência obteve estresse = .03 e RSQ=.99, indicando haver quatro grupamentos distintos das habilidades. Espera-se que a presente pesquisa contribua para o contínuo aperfeiçoamento dessa modalidade no Brasil.

Endereço: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBPE/article/view/6618

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.